Comando da Aeronáutica contrata comunicação via satélite da Embratel

A Embratel e o Comando da Aeronáutica unem forças para otimizar as comunicações aéreas no Brasil, através de um contrato que contempla o fornecimento de serviços de comunicação via satélite. O acordo envolve a utilização da tecnologia de Banda C, por meio do satélite Star One C3, conhecido por sua alta disponibilidade para operações críticas. Esta parceria visa integrar e fortalecer os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTAs) em Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE) e Manaus (AM), além de outros centros, garantindo a gestão eficiente do tráfego aéreo, defesa, meteorologia, telecomunicações, busca e salvamento, entre outras iniciativas cruciais.

O Diretor-Executivo da Embratel, Gustavo Silbert, destaca a importância da tecnologia de Banda C para atividades críticas, ressaltando sua estabilidade mesmo em condições adversas, como tempestades. Além disso, a eficiência espectral da Banda C permite a transmissão de grandes volumes de dados em tempo real, facilitando a tomada de decisões rápidas em situações de emergência.

O contrato também prevê o redirecionamento rápido das estações, oferecendo uma camada adicional de redundância e resiliência aos sistemas de monitoramento aeronáutico. O Capitão Engenheiro Ronan Souza Freitas, da FAB, enfatiza a importância da alta disponibilidade dos circuitos de comunicação para garantir o fluxo contínuo de informações necessárias para o gerenciamento do tráfego aéreo. Leia a revista

Carregando...