Inovação sustentável : Pet Adesivo, o novo herói na luta contra a corrosão

Teresa Cristina Alves Villano, uma veterana da Petrobrás com mais de 18 anos de casa, recebeu uma grande homenagem da empresa em março, durante a comemoração do Mês da Mulher. E por que ela mereceu tanto destaque? Por causa de um projeto super legal que ela liderou!

Esse projeto é sobre um adesivo anti-corrosivo feito com garrafas PET recicladas, chamado de Pet Adesivo. Imagina só, um adesivo que ajuda a proteger superfícies metálicas contra a corrosão, tudo isso usando material reciclado!

O Pet Adesivo é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Petrobrás, e foi desenvolvido no Laboratório de Corrosão da Escola de Engenharia Química da UFMG. Ele tem um potencial enorme, podendo ser usado em plataformas de petróleo, refinarias, fábricas e até mesmo em casa.

É incrível ver como a pesquisa e a inovação podem transformar materiais simples em soluções poderosas para grandes problemas como a corrosão. E ainda por cima, esse projeto mostra como a sustentabilidade pode andar lado a lado com a tecnologia. Um grande exemplo de como ciência e indústria podem trabalhar juntas para fazer a diferença. Leia a revista

Carregando...