Empresa Indiana revoluciona setor energético no estado da Paraíba

A Sterlite Power Brasil, subsidiária brasileira da empresa indiana Sterlite Power, anunciou a conclusão da ampliação da capacidade de transformação da subestação João Pessoa II, localizada na Paraíba. O empreendimento, sob a concessão da Borborema Transmissão de Energia, foi finalizado onze meses antes do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem como objetivo principal aumentar a segurança energética no estado.
 

Anteriormente, a Borborema Transmissão de Energia já possuía sob sua concessão a subestação João Pessoa II 500/230/69kV e a linha de transmissão que a conecta à Campinas Grande III, abrangendo uma extensão de aproximadamente 123 km. Com a expansão concluída, foi implantado um novo banco de autotransformador AT4 T4 500/230kV 450MVA na subestação de João Pessoa II, visando atender a crescente demanda da região.

O novo banco de transformadores entrou em operação em maio deste ano, após um investimento adicional de R$ 87,7 milhões. "O objetivo da expansão é garantir maior capacidade de transformação devido à alta demanda na região", destaca Ítalo Augusto David, Diretor Técnico da Sterlite Power Brasil.
 

A entrada em operação comercial de todos os ativos da Borborema Transmissão de Energia ampliou a capacidade de atendimento energético na região metropolitana de João Pessoa. Além disso, a implantação da linha que conecta Campina Grande à capital desempenha um papel fundamental no escoamento da geração de energia da região, especialmente proveniente de fontes renováveis, como energia solar e eólica, conforme explicou Jell Lima de Andrade, Diretor de Projetos da Sterlite Power Brasil.

Além do estado nordestino, a empresa também atua em sua totalidade na Goyaz Transmissão de Energia, localizado na cidade de Barro Alto em Goiânia. Leia a revista

Carregando...