Nordeste tem forte presença na Maratona Behind the Code





A Maratona Behind the Code, competição de programação da IBM que busca resolver problemas de negócios do mundo real com soluções, a partir tecnologias como IA e Blockchain, desenvolvidas por programadores da América Latina, incluído o Brasil, chega a sua segunda edição e mais uma vez com uma forte presença de participantes do Nordeste.

Em 2019, a região ficou em segundo lugar nas inscrições e teve dois dos cinco vencedores da edição do ano passado: Yuri Thomas Pinheiro Nunes, do Rio Grande do Norte, e Jefferson Henrique Camelo Soares, do Piauí.

A Maratona Behind the Code, da IBM, vai premiar os 100 desenvolvedores com as melhores pontuações com uma viagem ao México e a oportunidade de competir mais uma vez para se tornar um dos Top 5 Master Devs da América Latina.

Nordeste é polo promissor em Tecnologia


Desde construção de polos tecnológicos, até a criação de startups e incubadoras, o Nordeste tem se mostrado uma importante região para o fomento da tecnologia. Recife, por exemplo, faz parte da terceira região com o maior número de startups no Brasil, representando 10% nos negócios, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

O parque tecnológico Porto Digital, instalado no centro histórico da cidade de Recife, é resultado de uma parceria entre o governo, universidades e a iniciativa privada no qual abriga mais de 300 empresas e instituições tecnológicas incluindo 3 incubadoras, 2 aceleradoras, 1 instituição de ensino superior e 6 institutos de pesquisa.

De acordo com um relatório da KPMG "Indústria 4.0 Mining Report" para mapear as startups em tecnologia espalhadas pelo País, Pernambuco é o primeiro estado da região nordeste com maior número de empresas brasileiras ligadas a essa indústria, seguido do Ceará.

No Rio Grande do Norte houve a criação do Parque Tecnológico Metrópole Digital em agosto de 2017 e desde então, a iniciativa atraiu diversas empresas da área. A iniciativa foi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto Metrópole Digital, junto com a prefeitura da capital, além do próprio setor privado. Leia a revista

Carregando...