Capitais do Nordeste estão entre as melhores conexões wi-fi públicas do Brasil

O aplicativo Instabridge, considerado a maior comunidade de compartilhamento de Wi-Fi público no mundo, fez um levantamento entre o 1 milhão de pontos de internet móvel públicos no Brasil compartilhados por seus usuários, para identificar as áreas metropolitanas com as melhores conexões de internet móvel disponíveis para acesso e utilização dos seus 11,5 milhões de usuários somente no Brasil – no mundo, o Instabridge soma mais de 19,5 milhões de downloads. 

Entre as áreas metropolitanas mapeadas, Recife ocupa o primeiro lugar do ranking com 41,31% do total de redes disponíveis na região (20 mil) com maior probabilidade de conexão pelo usuário. A classificação do ranking Instabridge leva em consideração a estabilidade da internet, a quantidade de vezes em que o ponto Wi-Fi foi utilizado desde seu compartilhamento por um usuário no aplicativo, atualizações recentes da conexão pela comunidade, entre outros fatores.


Em seguida, ainda entre as cinco primeiras posições, estão Campinas (38.40%), Fortaleza (38.22%), Curitiba (38.08%) e Salvador (36.54%). Já as três maiores capitais brasileiras por população, São Paulo, Rio de Janeiro, e Brasília estão nas últimas colocações no top 10 de redes Wi-Fi públicas do Instabridge com probabilidade de conexão e navegação pelo usuário: apenas 33.27%; 33.71% e 34.03%, respectivamente, do total de pontos Wi-Fi no aplicativo, oferecem, de fato, uma boa conexão para o usuário. Em relação ao número de redes Wi-Fi cadastradas no Instabridge, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte têm as áreas metropolitanas com a maior soma de pontos Wi-Fi: 115 mil, 74 mil e 25 mil, respectivamente.

ACESSOS
O Brasil é o quarto país com maior número absoluto de usuários de Internet, ficando atrás dos Estados Unidos, da Índia e China, segundo relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), do ano passado. Entre os usuários da Internet com 10 anos ou mais de idade, 94,6% se conectaram via celular, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua 2016, especificamente para acesso a TV, celular e internet, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somado a isso, 94% usaram a internet para trocar mensagem (de texto, voz ou imagens).

“Os brasileiros estão usando a internet como uma forma de comunicação alternativa, por isso, a demanda por boas conexões também aumenta. Nossa missão não é apenas trazer internet para todos, mas, também, oferecer o acesso à internet de qualidade. A rede encurta distâncias, fortalece laços, facilita burocracias”, comenta Niklas Agevik, CEO na Instabridge.
  Leia a revista
Redação, 25.AGOSTO.2018 | Postado em Mobile

Carregando...