Plataforma digital recebe investimento de R$4 mi em Alagoas

Vanessa Tenório e Fátima Tenório, diretoras do Systemic  ?

A empresa Systemic, desenvolvedora do programa homônimo de educação bilíngue, está investindo R$4 milhões no desenvolvimento de uma plataforma digital, em parceria com o governo do estado de Alagoas. A verba é da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para a inovação e foi repassada pela agência de fomento do estado alagoano, Desenvolve, por intermédio do governo, que viabilizou o financiamento da Systemic.

A empresa direcionou o investimento para a contratação de sete desenvolvedores de TI, além de equipamentos de ponta, de recursos de gameficação e de atividades colaborativas para a sala de aula. Os novos mecanismos tecnológicos contam com funcionalidades que atendem às necessidades de alunos e de professores de forma individual e colaborativa, e possuem, ainda, um suporte personalizado.

A ferramenta traz benefícios diretos para os alunos por meio do conceito de “gameficação”. “Ao entrar na plataforma, que terá uma interface de jogo, o aluno poderá navegar e expandir seu vocabulário, por meio do conteúdo disponível em inglês. Dividido em fases, o jogo terá temas como o corpo humano, sistema solar, entre outros”, explica Fátima Tenório, diretora do Systemic. A expectativa é de que o programa esteja totalmente disponível aos alunos a partir do segundo semestre de 2018.

Os estudantes vão poder realizar diversas atividades interativas, que permitem a imersão em um ambiente mais lúdico e interessante, fora do contexto de sala de aula. Isso porque a plataforma possibilita que o aluno também jogue em casa, troque experiências com outros jogadores e, consequentemente, aumente a interação com a língua e o tempo de prática, aprendendo de forma mais rápida.

Para os professores, a plataforma proporciona uma abordagem ativa e dinâmica. Ao combinar o uso da educação tecnológica com as interações presenciais, os docentes conseguem aplicar o conceito de aprendizagem híbrida, integrando as tecnologias digitais ao dia a dia da sala de aula. “A plataforma detecta, por exemplo, que uma habilidade de determinado aluno precisa ser aprimorada, para que o professor redirecione os esforços para melhorar aquela situação”, exemplifica a diretora do Systemic, Vanessa Tenório.

Atualmente, a plataforma digital está sendo desenvolvida para alunos do ensino fundamental, das 80 escolas privadas onde o Systemic já atua, mas a intenção é que seja estendida, também, para a educação infantil. “O Systemic já tinha uma plataforma, porém não digital, chamada Sismado, mas sentimos a necessidade de dar um salto maior, no que diz respeito ao desenvolvimento e à tecnologia. A nova plataforma digital substituirá gradativamente o Sismado”, informou o gerente de Desenvolvimento e Relacionamento do Systemic Bilingual, Rone Costa.

Funcionalidades
- Sistema de monitoramento das aulas que auxilia o professor, corrigindo notas e orientando-os pedagogicamente;
- Especialistas da empresa conseguem assistir às aulas ministradas, pausar a cena desejada, acrescentar comentários e orientações, capacitando o professor de maneira rápida e eficiente;
- Técnicas inteligentes, que ajudam o professor a compreender o perfil de cada aluno;
- A plataforma permite que o aluno ou professor reutilize conteúdos de altíssima qualidade de professores de todo o país;
- Além do conteúdo padrão da própria plataforma, o professor pode adicionar materiais próprios ou de terceiros.
Leia a revista
Convidado, 04.JANEIRO.2018 | Postado em Inovação

Carregando...