Cardápios Digitais

Para os consumidores especializados a ambientação e as sensações que sentem durante uma refeição é tão, ou mais importante, que ter um prato bem elaborado à mesa. Percebendo isso, diversos restaurantes têm criado espaços diferenciados para que os clientes não só consumam suas especiarias, mas, também tenham uma experiência gastronômica única. E para atrair esta parcela da clientela, muitas empresas de gastronomia investem em arquitetura, design de interiores além de
tecnologia e interatividade.

Pelo sistema é possível ao cliente acompanhar o pedido, consultar o histórico, e fazer avaliações do produto e do serviço.

O restaurante, por sua vez, pode divulgar promoções, controlar os atendimentos e coletar informações relevantes sobre os usuários com o intuito de criar estratégias de atendimento personalizadas.

FERRAMENTA AUMENTA FATURAMENTO NOS RESTAURANTES

Além de diminuir os custos com a impressão em papel dos menus, o cardápio digital tem atraído clientes nos restaurantes que o implantam o que tem gerado um aumento considerável do faturamento.

Dados da Heartland Commerce, divulgados pelo Instaurante Blog, revelam que
nos restaurantes dos EUA as vendas realizadas através dos aplicativos são 20% maiores do que na forma tradicional.

O blog comenta ainda que em uma pesquisa realizada no Taco Bell, 34% dos clientes afirmaram que agora escolhem um restaurante por causa do aplicativo.

Um dos motivos que têm feito o lucro aumentar nos estabelecimentos que usam a tecnologia é a agilidade do serviço que diminui o tempo de espera. Outra forma de faturar com o sistema é aproveitar o espaço para vender anúncios comerciais para empreendimentos próximos.

O Cardápio Digital é um exemplo de tecnologia usada nos restaurantes e que
vem atraindo clientes aos estabelecimentos que os adotam. A inovação funciona através de um aplicativo para tablet ou smartphone onde fica disponível o menu.

A ferramenta facilita o processo de escolha dos pedidos - já que é possível visualizar a receita, imagens e até vídeos de preparação - além de diminuir o tempo de espera do prato, pois a solicitação é encaminhada diretamente à cozinha, sem intervenção de um garçom.

A TECNOLOGIA E A INTERAÇÃO COM GARÇONS

Apesar dos benefícios que a tecnologia pode trazer, muitos donos de estabelecimentos ainda têm receios de contratar o serviço, pois consideram que podem diminuir o contato entre cliente e garçom deixando a relação mais mecânica.

O Diretor Executivo MVarandas - empresa que oferece soluções de gestão para restaurantes -, Marcus Varandas Filho, afirma que muitas empresas preferem apresentar o menu pelo aplicativo, mas o pedido é feito diretamente ao garçom. Contudo, o Gerente de Projetos da M2 Digital, Mauricio Rodrigues, não acredita que a tecnologia diminua a interação com os garçons "O atendimento ao cliente pouco provavelmente será substituído por um aplicativo. O garçom deixará de ser o cara que traz a máquina e se tornará o agente do atendimento personalizado.

Eles terão mais disponibilidade para atuar na retenção do cliente conhecer melhor cada um deles oferecer o produto que só ele sabe que o cliente gosta", crê Mauricio.

PLANOS E SERVIÇOS

O restaurante que tem interesse em implantar a tecnologia no seu estabelecimento pode contratar um serviço especializado em gestão tecnológica de restaurantes.

Os planos podem ir do básico - apenas para cadastros do cardápio, por exemplo - até ao mais complexos com soluções de gestão, menu multilíngue e até aluguel de tablets. "Nós temos uma parceria com fabricantes de dispositivos móveis e intermediamos o aluguel dos tablets.

Muitos restaurantes estão investindo também em QR Codes onde os clientes podem visualizar o cardápio no próprio smartphone", conclui Marcos Varanda.
Leia a revista

Carregando...