Google cria novo robô com capacidades humanas

Os robôs humanoides, que imitam a aparência a humana, já não são uma novidade tecnológica, mas ainda impressionam - e assustam - por serem os primeiros indicativos da concretização das profecias de roteiros de filmes de Hollywood, em que as máquinas poderão assumir o lugar da espécie humana.

Por enquanto, a inteligência artificial ainda é um sonho distante para a tecnologia mecatrônica, mas os robôs humanoides são uma realidade que está auxiliando e até substituindo os seres humanos em tarefas mais perigosas. O caso mais recente é o robô Atlas, criado pela Boston Dynamics, empresa de robótica do Google.

Com duas pernas e braços, Atlas é capaz de caminhar em ambientes planos e até mesmo acidentados. No seu vídeo de apresentação, durante a 11ª Conferência Fab Lab, nos Estados Unidos, é possível ver o robô correndo livremente, mas andando com cuidado em espaços com obstáculos, como se pudesse sentir onde está pisando. É possível também ver Atlas ser atingido por um peso de 20kg e permanecer de pé.

De acordo com o fundador da Boston Dynamics, Marc Raibert,
tendências por enquanto o robô ainda precisa estar conectado a um cabo, mas a ideia é a de que, futuramente, ele tenha autonomia para realizar missões de resgate e captura, consideradas perigosas para os seres humanos. "Estamos fazendo um bom progresso para que ele tenha maior mobilidade. Não estou dizendo que ele pode fazer tudo o que vocês podem fazer, mas, se nós continuarmos pressionando, chegaremos lá", ressaltou em apresentação durante a Conferência Fab Lab.
Leia a revista

Carregando...