Link dedicado quando sua empresa poderá investir

Para empresas que trabalham com alto tráfego de imagens ou fluxo de dados, ter internet de baixas velocidades pode ser um "tiro no pé". Com a intenção de não ver o trabalho parar, as instituições acabam por investir em contratar um serviço de Internet Dedicada, que oferece uma estrutura exclusiva e direta para o cliente a fim de criar um tráfego de informações sem interrupções.

Teoricamente, a Internet ou Link Dedicado é um serviço criado para o setor coorporativo, no qual as empresas têm acesso a um link exclusivo - sem compartilhamentos - para a transmissão de dados. Por meio dele, a instituição é conectada diretamente a uma porta roteadora e fica livre dos congestionamentos.

Segundo Robson Costa, Diretor do Grupo Encanto Telecom, o termo se assemelha ao de exclusividade, como se fosse uma reserva de banda para dado serviço, como deixar o link restrito à voz, aos dados, ou ao vídeo. "Através deste serviço, nós asseguramos a conexão do cliente ao núcleo da Internet, possibilitando elevados índices de performance e disponibilidade. Além de fornecer todos os equipamentos necessários e endereços Ip39s fixos válidos e garantia de velocidade em contrato", comenta.

LINK DEDICADO E INTERNET BANDA LARGA. QUAL A DIFERENÇA?
A diferença básica entre os serviços é a velocidade de conexão. O Diretor de Novos Negócios da Softcomp Conectividade, Márcio Mosquera, afirma que o Link Dedicado oferece a garantia de 100% da banda contratada para upload e download. Já a Banda Larga garante apenas 10% do contratado. "Ou seja, quando você contrata uma Banda Larga de 10MB está na verdade contratando o equivalente a 1MB garantido", diz.

Robson Costa acrescenta ainda: "Na Internet Dedicada, a estrutura é exclusiva e a tecnologia de sinalização permite que a taxa de upload e download sejam a mesma, o que possibilita elevados índices de performance e disponibilidade".

QUAL A MELHOR HORA DE UMA EMPRESA CONTRATAR?
Segundo Márcio Mosquera, as empresas que mais procuram por este tipo de serviço são as que necessitam de um alto tráfego de dados em sua operação. Como indústrias, hospitais, empresas de tecnologias, empresas de suportes em informá- tica, Call Centers e empresas de diversos setores nos quais o serviço ADSL/VDSL não atende por ter baixos uploads e limite de trafego mensal. Contudo, Robson comenta que a necessidade cada vez maior de tecnologias que se utilizam da internet (câmeras IP, Voz sobre IP, dados mais pesados), fazem com que empresas de diversos nichos necessitem deste serviço. "Nós da Encanto temos a disponibilidade do produto, justamente para atender os serviços de voz e, quiçá, garantir uma redundância de dados aos nossos clientes. O ideal seria todos terem um serviço como este".

Mas, antes de contratar, é preciso fazer algumas avaliações para saber se sua empresa realmente precisa deste tipo de serviço. Robson indica que, primeiramente, é necessário saber como a internet é tratada na corporação. Se ela for apenas uma ferramenta complementar a outras atividades é recomendado contratar a Banda Larga. No entanto, se a internet for essencial para manter a qualidade dos negócios e produtos é melhor optar pelo Link Dedicado.

Outros dados a serem avaliados no momento são a quantidade de computadores que farão uso da rede simultaneamente, existência de wifi livre e firewall para limitar uso de alguns conteúdos, e a necessidade da rede de dados para a operação. Depois disso, é preciso saber qual velocidade de banda necessária para a institui- ção. Para isso deve-se saber quais são os serviços que serão utilizados, "É necessário caracterizá-los como leves ou pesados, compartilhados ou dedicados, pontuais ou simultâneos, ou ainda, se utilizam somente do download ou também de upload". Depois é só fazer alguns cálculos para à necessidade banda, indica Robson.

VANTAGENS E DESVANTAGENS
A vantagem em contratar o Link Dedicado é seu alto desempenho com garantias de estabilidade e suporte técnico especializado. "Cada problema técnico é tratado como missão crítica com um tempo máximo de 4 horas para o restabelecimento do serviço. Após cada ocorrência, o tempo é contabilizado para gerar descontos na fatura. Além disso, não há um limite de tráfego, ou seja, é ilimitado", indica Márcio.

No entanto, como o serviço demanda uma instalação mais complexa e personalizada, o seu custo é mais elevado, girando em torno de 5 a 6 vezes mais caro que a internet compartilhada.


  Leia a revista

Carregando...