Metamorfose

Por definição, metamorfose é a mudança completa de forma, natureza ou estrutura pode ser também transformação, transmutação. Sempre que ouço essa palavra, me lembro do livro O médico e o monstro, da música do Raul Seixas ou de uma larva que rompe um casulo e se transforma em linda borboleta. Existem várias metamorfoses, é claro. Literais, passageiras ou definitivas. Físicas ou psicológicas. E por aí vai.

O que se torna genial, numa saudável metamorfose, é a transformação em algo melhor, evoluído e próspero. Também pode ser um capricho ou uma necessidade estética que traga bem-estar, conforto, felicidade. Transmutação convicta, cada um tem a sua, e, quanto menos alguém interferir na escolha do outro, melhor. Agora, é bem verdade que também existem as transformações naturais, esculpidas por um artista chamado tempo. Nesse caso, disfarce o que puder e seja feliz. Não tem muita saída não.

A metamorfose tem uma simbologia muito positiva a meu ver. Gosto de associá-la ao
maria Ângela orlando é formada em Informática pela UERJ com passagem profissional pela Anixter, Adobe e Avaya. Atuou também na área de treinamento corporativo, no Grupo Ibmec e na Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é consultora em coaching comercial e criadora do blog zoomcotidiano.wordpress.com para publicação de crônicas.
novo, diferente, inusitado, irreverente. Traz também uma sensação de movimento, evolução, ousadia. Até isso, sabia? Não existiram, ao longo dos anos, os pintores impressionistas, os astros rockeiros, os adeptos do movimento punk e outras tantas tribos e formas de expressão? Tudo isso rompeu com um paradigma vigente para inventar outro. E acho que assim será, porque sempre haverá algum tipo de inquietação.

Por último, vamos transmutar o negativo em positivo, o ceticismo em otimismo, por mais difícil que isso nos pareça no momento. Em tempos de crise, menos tem que parecer mais, tristeza virar alegria. Metamorfose já!


Leia a revista

Carregando...