Projeto filma cidades baianas por meio de drones

Hoje em dia, muito se fala sobre as funções comerciais, ou de segurança que as tecnologias dos drones proporcionam. Mas existe alguma outra funcionalidade para estes veículos que não seja exatamente econômico? Para o Projeto Brasil nas Alturas, existe sim!
 
Idealizado por Marcio Santos, o Projeto Brasil nas Alturas visa documentar, através da perspectiva dos drones, diversas cidades do país. Para Marcio, numa época em que muito se fala sobre esta tecnologia, a documentação por quadricóptero chegou para ampliar o leque de planos de filmagens "a utilização de drones permite capturar imagens em perspectivas diferentes. A captação aérea tende a suprir a necessidade de alguns planos e ângulos difíceis, e também de regiões complicadas", diz.

Diversas localidades da Bahia já foram documentadas pelo projeto. Entre elas estão Igrapiuna, Cachoeira da Pancada Grande, Santaluz, Serrinha, Linha Verde, Amargosa e Salvador. Além disso, o Brasil nas Alturas já produziu imagens para DVDs de shows e já transmitiu ao vivo pela TVE, em caráter experimental, o carnaval de Salvador.
 
A maioria das cidades filmadas pelo projeto fica localizada na Bahia, mas, segundo Marcio, a proposta é expandir para todo o território nacional e até internacional. "Comecei pela minha cidade, mas, acredito que, à medida que o projeto for tomando corpo, poderá ser estendido até para o exterior. A ideia é de que se torne uma espécie de expedição. Inclusive adquiri um JEEP para viabilizar isso".

DRONE UTILIZADO NO PROJETO
O modelo utilizado para a realização do Projeto Brasil nas Alturas é o Inspire 1 da DJI. Segundo Marcio, já foram investidos mais de R$ 60.000 em drones de vários modelos até chegar ao utilizado atualmente. "Eu estava desenvolvendo um juntamente com um amigo aeromodelista, mas, como tinha contrato para transmitir o carnaval, resolvi entrar na fila de espera para comprar o INSPIRE 1. Gastei R$ 24.000 com este modelo", afirmou Marcio. Lançado no dia 14 de novembro, o quadricóptero permite a captura de imagens em 4K e sua transmissão ao vivo em FULL HD para smartphones ou tablets. A aeronave pode ser operada por dois rádios controles, um para controlar a aeronave e outro para controlar a câmera e seu estabilizador.
Leia a revista
Editorial, 09.MARÇO.2016 | Postado em Cidades

Carregando...