Luva inteligente permitirá que surdocegos enviem sms

As Tecnologias da Informação e Comunicação trouxeram grande avanço e transformaram a sociedade. Elas mudaram a forma como nos relacionamos e aprendemos com o mundo a nossa volta. Contudo, uma das coisas que não paramos para pensar é como as novas tecnologias também têm possibilitado uma maior integração das pessoas com algum tipo de deficiência.

Entre algumas tecnologias que contribuem para uma maior acessibilidade, estão o HandTalk, aplicativo que traduz textos e áudios para linguagem de sinais, e o Livox, uma ferramenta que possibilita a comunicação de pessoas com deficiência. E mais recentemente uma empresa alemã desenvolveu um projeto que irá permitir que os surdocegos também possam enviar mensagens de texto.

A tecnologia, denominada Mobile Lorm Glove, é uma luva com sensores que permitem transformar os toques da palma das mãos em caracteres que são enviados em forma de SMS para os celulares. O inverso também será possível, ou seja, se um surdocego receber uma mensagem de texto, as palavras serão transformadas em vibrações na luva do usuário.

O Mobile Lorm Glove foi desenvolvido com base no Lorm, uma linguagem de sinais dos alemães. Esta forma de comunicação é codificada por meio o toque de certos pontos da palma da mão, o chamado alfabeto tátil.

O projeto, criado pelo pesquisador alemão, Tom Bieling, ainda está em seu estágio inicial, mas quando lançado pretende mudar o modo de comunicação das pessoas com deficiência auditiva.

  Leia a revista

Carregando...