Yamaha apresentou "robô motoqueiro"

Se você ainda não acredita que os robôs serão, futuramente, parte do nosso cotidiano, então é bom ficar atento, pois, de repente, um deles poderá passar pilotando uma moto e ainda te oferecer carona. É isso mesmo! Na edição 2015 do Salão de Tóquio, a Yamaha apresentou o MotoBot, um robô com forma humana e capaz de pilotar motos.
 
O robô-motoqueiro, como é chamado, será capaz de pilotar numa velocidade de
até 200 km/h na pista. Em fase de desenvolvimento o MotoBot pode pilotar de 3 a 4 horas, no entanto, só consegue andar em linha reta. Espera-se que no futuro o robô possa inclinar a moto, fazer manobras de slalon e escolher o melhor traçado em uma pista para buscar os tempos de volta.
 
Segundo a Yamaha, é necessário que os sistemas estejam funcionando com perfeição para que a motocicleta possa ser conduzida pelo robô. O objetivo da empresa é utilizar a tecnologia para criar sistemas de segurança para motos, sem arriscar a vida dos pilotos. Como a moto não é modificada, a empresa
espera aplicar a tecnologia do robô em outros veículos.
 
DESAFIO
A pretensão da marca é tão grande, que o MotoBot desafiou o piloto Valentino Rossi para uma corrida. O engenheiro de projetos para novos negócios da Yamaha, Toshi Uchiayama, afirmou que, fazer o mesmo tempo que o Rossi não é uma meta muito difícil, "mas realmente temos que ter um objetivo bem ousado".
Leia a revista

Carregando...