Vai jogar seu celular fora? Veja 4 dicas para agir de forma segura



Quem pensa que formatar um HD do computador ou apagar o histórico de aplicativos e navegadores basta antes de jogar um aparelho fora, se enganou. Os dados ainda podem ser recuperados por criminosos mesmo depois da formatação, embora a limpeza seja diferente em cada sistema operacional. A ESET compartilha alguns dicas de segurança para levar em conta antes de jogar algum dispositivo usado no lixo.

Busque programas para formatação: cada sistema operacional possui uma forma diferente de ter seu disco zerado. A limpeza de computadores MAC é simples, basta utilizar a função Disk Utility. Já no caso do Windows, não existe ferramenta interna, por isso, a ESET recomenda buscar soluções online. Para sua segurança, o especialista sugere pesquisar por utilitários com mais reviews. Se você possui um unidade de estado sólido (SSD, um outro dispositivo de armazenamento), consulte o site do fabricante para obter o utilitário do produto. Se você quiser ir além, é possível destruí-lo. 

Elimine senhas e logins de seu celular: quanto aos smartphones, eles têm seus próprios utilitários implementados no sistema para tornar o processo o mais ágil possível. Se a intenção é descartar um iPhone, primeiro é necessário fazer logout de todos os serviços, como iTunes, iCloud, App Store, etc. Em seguida, entre na seção Configurações, depois no menu Redefinir e pressione "Limpar todo o conteúdo e configurações". 

Se você planeja descartar um Android, o processo pode variar um pouco de um fabricante para outro, mas o procedimento costuma parecido. Primeiro você elimina medidas de segurança (como a senha da tela de bloqueio) e depois continua com a exclusão das contas com em que efetuou login. Os dados são criptografados no telefone e, em seguida, é só executar a opção "redefinir dados de fábrica no telefone". 

Meio ambiente: além das questões de segurança, também é importante ser responsável com o meio ambiente. "Se você planeja descartar um dispositivo, é essencial procurar lugares que realizam reciclagem de aparelhos eletrônicos. Eles contêm recursos valiosos que podem ser usados ??na fabricação de dispositivos futuros", diz Camilo Gutierrez, chefe do laboratório de pesquisa da ESET América Latina. 



Backup das informações: fazer o backup de seus dados. Para os celulares, é possível utilizar uma solução de nuvem gratuita, como as oferecidas por alguns provedores de e-mails, ou usar a memória de seu computador. Já para os Pcs e Notebooks, uma combinação de nuvem e HD externo pode ajudar. Dessa forma é possível evitar a perda dados confidenciais ou sigilosos.

Photo by Eirik Solheim on Unsplash Leia a revista

Carregando...