Carreiras de TI em alta até 2020

Quem olha os indicadores de desempenho do setor de tecnologia não acredita que a crise brasileira seja tão drástica. Especialistas apontam que, em 2016, a área vai ter um crescimento de 12,6%. "O campo tende a ser um porto seguro para morar e investir, aqui no Brasil, nos próximos anos", comentou Rita de Cássia Oliveira, diretora executiva da Talentos IT - empresa especializada em recrutamento de profissionais de TI. Por causa deste crescimento, para muitos considerado tímido, as empresas desse seguimento esperam recrutar novos talentos.

Quem é da área sabe que o ambiente tecnológico está constantemente criando desafios, demandando novas habilidades dos profissionais, e à procura de pessoas que saibam mesclar habilidades criativas, técnicas e estratégicas. Por isso, é necessário estar sempre atualizado com as novidades e buscar especializações para ampliar os conhecimentos e não perder uma oportunidade, ou sua posição na empresa.

Para quem terminou recentemente a graduação, ou que pretende realizar uma especialização tecnológica, a Diretora Executiva da Talentos IT sugere que, e obter um maior êxito, os profissionais devem pesquisar quais áreas estão em alta ou que podem sofrer uma baixa de pessoal para se capacitar nelas. Pois, ao que tudo indica, as empresas terão um aumento na demanda por desenvolvedores qualificados nos próximos anos.

A Revista TI (NE) resolveu ajudar e selecionou as profissões em TI que prometem vagas nos próximos anos.

PROGRAMAÇÃO
A linguagem de programação ainda estará em alta nos próximos anos. Muitas empresas estão em busca de bons profissionais, mas enfrentam dificuldade para encontrar programadores com as habilidades necessárias. Por isso, se você tem interesse no ramo, deve buscar se especializar em linguagens como R (voltada para objetos), Perl, Ruby, Ruby on Rails e Python, Java e JavaScript. Além disso, APIs e ambientes DevOps também estarão em alta.

ANALISTA DE SEGURANÇA
A tendência atual é que grande quantidade de informações trafegue por sistemas baseados em computadores. Assim, dados de empresas que podem ser confidenciais estarão em constante circulação. As instituições devem, então, investir em profissionais que trabalhem com a segurança digital e a privacidade das organizações. Existe ainda a tendência de buscar profissionais que saibam agir durante uma situação de risco.

ARQUITETO DE DADOS E ESPECIALISTAS EM INTEGRAÇÃO Necessidades em torno do analytics serão uma perspectiva para os próximos anos. O cenário será impulsionado pelo o grande volume de dados circulando atualmente, e o aumento de aplicações como a robótica têm gerado a necessidade de profissionais dedicados à arquitetura de dados. Estes terão como objetivo projetar estruturas para suportar as necessidades. Outros profissionais que serão muito requisitados para a área são o engenheiro de integração, que irá garantir que as soluções de dados para que possa ser integrada a partir de qualquer número de fontes e o analista de planejamento de TI, para agregar e analisar dados de fontes internas e externas.

COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Segundo dados da Cisco Systems, até 2017 o tráfego global da computação em nuvem terá uma taxa de crescimento global de 35%. Atualmente, a maioria das instituições, sejam públicas ou privadas, usam a computação em nuvem para mover informações, infraestrutura ou aplicativos. A perspectiva é a de que este movimento se acelere aumentando a demanda de profissionais da área. Pensando nessa oportunidade a Universidade Federal de Campinas Grande (UFCG), Paraíba, firmou parceria com Huawe para oferecer capacitação aos alunos interessados e realizar pesquisas na área. O curso terá duração de 13 meses, e no final do curso eles receberão um certificado de qualificação e estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho.

ESPECIALISTA EM ROBÓTICA/INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A Inteligência Artificial e a Robótica têm feito parte do dia a dia de muitas empresas. E, segundo relatório do Pew Research Center, até 2025 ela vai fazer parte também da realidade de indústrias, áreas de saúde, transporte e logística, além de atendimento ao cliente. Profissionais de TI terão então uma alta demanda na programação destes serviços, construindo e integrando a infraestrutura para aplicações dos setores.

ARTESÃOS DIGITAIS
No entanto, não basta ser apenas um técnico. A tendência global é de que os profissionais de tecnologias mostrem visão de negócios em todos os aspectos, pois as empresas terão a necessidade de procurar pessoas que sejam capazes de pensar globalmente, à procura de soluções para os sistemas. Para isso, os trabalhadores da área vão precisar ser autênticos, desafiadores, rápidos, artísticos e não-conformistas.


  Leia a revista

Carregando...