UpDayTI movimenta mercado de TIC no Nordeste

No mês de maio, as cidades de Salvador, Fortaleza e Recife receberam a edição 2019 do UpDayTI. O roadshow, que entra em seu terceiro ano consecutivo, movimentou o mercado nordestino reunindo mais de 200 gestores de TIC. Além de debater assuntos emergentes na área, o evento apresenta atualizações de mercado para os gestores, tanto da área pública quanto privada, sendo um reconhecido momento de networking.

A primeira cidade a receber o UpDayTI foi Recife (PE), no dia 17/05. Salvador (BA) veio em seguida, em 24/05, e por fim Fortaleza (CE), no dia 31/05. O UpDayTI é realizado em parceria com o grupo pernambucano Optimize. 

CICLOS DE DEBATES E PALESTRAS
Os temas apresentados nas palestras focam na gestão da empresa e no usuário final. Pôde-se observar abordagens sobre Inteligência Artificial aplicada à infraestrutura de TI, IoT para movimentação de veículos e pessoas, Conceito Fides (Funcionalidade, Integração com o Ambiente, Design, Ergonomia e Segurança), Jornada para nuvem, Wi-Fi e LGPD e a nuvem como diferencial competitivo.

O objetivo do evento é discutir as novas tecnologias e as estratégias para enfrentar os desafios da chamada transformação digital. O já consagrado formato de short presentations de 30 minutos foi mais uma vez aprovado pelo público. 


Gestores de TIC marcando presença na etapa de Salvador/BA

RECIFE 
Em Pernambuco, o evento ocorreu em 17/05, estreando a temporada do roadshow. Os presentes puderam se atualizar sobre transformação dos negócios, Big Data (superbases de dados), blockchain (segurança das transações com criptomoedas, como as Bitcoins), LGPD e Cyber Security. 

André Navarrete, diretor da Optimize, ressalta a importância das discussões sobre a LGPD. “A Lei vem para estimular a autonomia do titular sobre as próprias informações. Isso obriga as empresas a implementar a proteção desses dados, já que violações de segurança estarão sujeitas a multas.” André participou dos debates juntamente com os advogados convidados e ajudou na interação com o público. Outro destaque em Recife foi a palestra de de Teco Sodré sobre Transformação Digital.


Convidados atentos a palestra no auditório do hotel Luzeiro em Recife/PE


Intervalo na etapa em Salvador/BA, momento de descontração e muito networking entre convidados e patrocinadores


SALVADOR
Augusto Barretto, CEO do Grupo TI Nordeste, ressalta que o sucesso do UpDayTI está em seu formato, muito prático para quem participa e para quem patrocina, além da diversidade dos temas abordados. “Foram apresentadas novas palestras com temas bem atuais e esse ano incluímos um debate ao final de cada evento sobre um tema que tem suscitado muitas dúvidas entre os gestores - a Lei Geral de Proteção de Dados”. Barretto destaca ainda que o público se renovou cerca de 30%, em comparação ao último ano: “Esse ano abrimos candidatura à vagas em nossas mídias sociais, porém a demanda é muito maior do que a oferta de vagas e nem sempre é possível atender a todas as solicitações de participação. Em cidades como Recife e Salvador, a gente já espera um overbooking de 50% e estamos estudando como aumentar o evento sem perder a sua essência”, complementa.


Augusto Barretto, presidente do Grupo TI Nordeste na abertura do evento na etapa de Salvador/BA

Empresas como a WatchGuard escolheram o UpDayTI para iniciar suas ações no Nordeste. A companhia, especializada em tecnologia de segurança e com foco em soluções para a LGPD, esteve presente como patrocinador. 

Para Maurício Costa, que esteve representando a marca no evento, essa participação é importante. “A WatchGuard tem 23 anos de mercado mundial, está em todos os continentes. No Brasil está há 10 anos, e a gente é muito consolidado no Sul e Sudeste. No Nordeste, especificamente Salvador, é nossa primeira ação e a receptividade tem sido muito boa”.

FORTALEZA
Encerrando o ciclo, a capital do estado do Ceará trouxe questões como o diferencial competitivo da tecnologia, vídeo conectividade, jornada para a Nuvem e o contexto da Nuvem para Transformação Digital.

Destaque para o case de sucesso, apresentado pela Elaw, com a 3 Corações. A palestra é intitulada “Caminhando para um jurídico digital”.


Fortaleza foi o palco da última etapa do Road Show

O já consagrado formato de short presentations de 30 minutos foi mais uma vez aprovado pelo público. 


CONTEÚDO DO ROADSHOW
Encerrando o ciclo, a capital do estado do Ceará trouxe questões como o diferencial competitivo da tecnologia, vídeo conectividade, jornada para a Nuvem e o contexto da Nuvem para Transformação Digital. Destaque para o case de sucesso, apresentado pela Elaw, com a 3 Corações. A palestra é intitulada “Caminhando para um jurídico digital”. Durante um dia inteiro o gestor assiste palestras curtas, troca experiências com os colegas e pode se aprofundar no tema que lhe interessar se conectando com os patrocinadores, que levam o melhor de seus times para o evento. Apesar do evento ser somente para convidados, todos os anos a TI Nordeste e a Optimize abrem espaço para novos participantes. 

Entre os patrocinadores das três cidades, estiveram presentes as marcas Tivit, Net Globe, Intexnet, Unitech, Elaw, Watch Guard, Truesec, Dutotec, QTMov, Mega, Senior, Unitech, Dell e VMWare. 
  Leia a revista
Redação, 27.JUNHO.2019 | Postado em Capa

Carregando...