Instituto do Ceará traz inteligência artificial para o tratamento do câncer

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) está se apoiando no uso da inteligência artificial (IA) para o tratamento oncológico e a tomada de decisões clínicas no Brasil. Além disso, os médicos do ICC apresentaram dois estudos na ASCO, reunião anual da American Society of Clinical Oncology, que ressaltam o impacto da tecnologia no tratamento do câncer.

As pesquisas trazem, respectivamente, a avaliação da aceitação médica relativa ao uso da IA, tendo como amostragem o Corpo Clínico do ICC, e a aplicação da Inteligência Artificial para o tratamento de Câncer de Próstata, trazendo resultados animadores.

O ICC potencializa a aplicação da Inteligência Artificial com a validação da tomada de decisão terapêutica por parte das equipes de saúde da instituição. Nos últimos 18 meses, o ICC utilizou o Watson for Oncology para suportar o tratamento de cerca de 300 pacientes por mês, ajudando a apresentar um tratamento mais assertivo para a população do sistema público de saúde de acordo com as melhores propostas terapêuticas globais e com a chancela do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, instituição referência mundial no tratamento do câncer e que treina a solução Watson for Oncology, da IBM.

IA, uma aliada na saúde

No primeiro estudo, realizado com 48 pacientes com câncer de próstata, foi avaliada a terapêutica dos pacientes realizada pelo ICC e as sugestões de tratamento do Watson for Oncology (WfO) no processo de tomada de decisão compartilhada. A concordância total ou parcial entre o Watson for Oncology e decisões compartilhadas de tratamento foi observada na maioria dos pacientes.

Visão 360º do paciente

"O Watson for Oncology tem um impacto real, impulsionando as equipes de saúde a ter em mãos o suporte tecnológico das mais atualizadas referências em literatura oncológica. Isso otimiza a tomada de decisões baseadas em evidências, trazendo para o SUS a personalização e a assertividade, fundamentais para a terapêutica do câncer", disse Pedro Meneleu, CEO do ICC. A aplicação da tecnologia no Sistema Único de Saúde, que tem um grande volume em termos de demanda assistencial, traz para esse público de forma pioneira a assistência integral aliada da tecnologia de um Sistema Especialista como o Watson for Oncology, aponta.

Transformação digital na Saúde

Espera-se que os dados médicos dobrem a cada 73 dias até 2020. Profissionais de saúde diariamente têm que tomar decisões críticas sobre tratamentos e drogas e é impossível ler milhares de estudos na literatura.

"Em meio à explosão de informações valiosas na área de saúde globalmente, a IA é uma tecnologia poderosa para lidar com os grandes dados da literatura médica e para ajudar a aumentar o poder dos profissionais de tomar decisões baseadas em evidências", disse Fabio Mattoso, líder de Watson Health da IBM no Brasil. Leia a revista

Carregando...