Autoconhecimento

No ambiente dos negócios, muito se fala no autoconhecimento como um pré-requisito para tornar-se um líder.

Segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. O exercício de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções independentemente de serem positivas ou não.
Talvez seja uma das principais ferramentas pessoais e profissionais, pois ela permite que possamos atingir resultados grandiosos, além de nos tornar verdadeiros líderes, que sabem a hora certa de assumir responsabilidades e, na mesma medida, entendem quando delegar é mais eficiente para sua equipe de trabalho na busca pelo resultado final aceitável.

O autoconhecimento é fundamental para capacitar e auxiliar o profissional a alcançar resultados extraordinários e obter uma experiência cada vez mais profunda em sua área de atuação, alcançando, assim, seus próprios objetivos e ajudando a empresa a crescer no mercado de trabalho.

Amplia a nossa capacidade e o entendimento sobre quem somos e sobre quem lideramos. Com essa visão apurada, podemos estimular o potencial dos nossos colaboradores e maximizar os resultados da empresa.

Tal habilidade pode ser aperfeiçoada com ajuda de terceiros, através de sessões de “Coaching” que nos ensina várias técnicas de autoconhecimento utilizando conceitos psicológicos e filosóficos, mostrando porque funcionamos de certa forma e como podemos melhorar nosso comportamento de acordo com nossos objetivos. Trata-se de um processo que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e que para serem alcançados com êxito necessitam de empenho, foco e ações efetivas.

Eu me sinto privilegiado por ter convivido com profissionais que foram verdadeiros mentores durante minha trajetória profissional.

Embora o “mentoring” seja orientado para a formação do colaborador a partir dos conceitos defendidos pela empresa na qual nós atuamos, a presença destes mentores em diferentes fases da minha carreira, impulsionaram meu processo de autoconhecimento, habilidade crucial para os cargos de liderança.

Um destes ilustres mentores que fizeram parte da minha carreira me ensinou não só identificar meus pontos positivos e negativos, mas também aprimorar minhas habilidades e competências para facilitar tomada de decisões e otimizar resultados.
Priorizar suas cinco principais habilidades ao invés de investir mais tempo em suas fragilidades pode se mostrar uma estratégia eficaz para se tornar um profissional relevante e de destaque em sua organização.
Invista tempo no autoconhecimento. Valorize aqueles profissionais que querem participar do seu crescimento profissional. Acredite no papel do Coaching. Fará diferença!

“Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta”. Carl Jung. Leia a revista

Carregando...