Auxiliar de Caminhada da Honda recebe autorização da FDA

RAYMOND, Ohio, 15 de janeiro de 2019 - A Honda anunciou, na última semana, que recebeu a autorização de pré-mercado da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) para seu Dispositivo Auxiliar de Caminhada (Honda Walking Assist Device) desenvolvido para auxiliar pessoas com dificuldades de locomoção. A autorização da FDA é obrigatória para a distribuição comercial do dispositivo, embora a Honda ainda não tenha anunciado um plano de comercialização.

O leve dispositivo robótico foi projetado para o uso em pessoas que podem andar, mas possuem dificuldade de locomoção devido a doenças como derrame, que é a principal causa mundial de problemas motores de longo prazo para adultos. Acoplado na cintura e nas pernas do usuário, o dispositivo facilita padrões de caminhada mais eficientes e simétricos, permitindo que o paciente ande mais rápido e percorra distâncias mais longas. O Honda Walking Assist Device provou promover a recuperação neuromuscular quando usado por profissionais de saúde treinados em um ambiente clínico.

"O foco da Honda R&D é criar tecnologias que melhorem a vida das pessoas, por isso a autorização da FDA é uma conquista marcante para os esforços de pesquisa e desenvolvimento da Honda", disse Frank Paluch, presidente da Honda R&D Americas. "Isso permite à Honda dar mais um passo em direção ao objetivo de desenvolver produtos que proporcionem cada vez mais alegria às pessoas por meio da independência na mobilidade".

O Honda Walking Assist Device detecta as posições da articulação do quadril durante a caminhada, por meio de sensores embutidos nos motores direito e esquerdo e orienta os movimentos dos membros inferiores ao fornecer uma leve força auxiliar às pernas. O dispositivo rastreia a simetria esquerda-direita, o alcance móvel do ângulo do quadril, a velocidade de caminhada e outros parâmetros da locomoção e correlaciona essas características com o histórico do usuário, permitindo com que os dados sejam analisados em um computador pessoal.

O Honda Walking Assist Device passou por um teste clínico em 2014 no laboratório Shirley Ryan AbilityLab, anteriormente Instituto de Reabilitação de Chicago. As descobertas do estudo, juntamente com pesquisas contínuas, prepararam o caminho para a Honda receber a aprovação do FDA. O ensaio clínico verificou a segurança e a eficácia do dispositivo para a reabilitação dos movimentos motores pós-AVC, proporcionando benefícios adicionais em relação às práticas terapêuticas padrão.

"Ficou evidente durante todo o teste clínico que os pacientes que utilizaram o Honda Walking Assist Device obtiveram melhorias em um ritmo mais rápido", disse o Dr. Arun Jayaraman, PT, PhD, pesquisador do Shirley Ryan AbilityLab e especialista em tecnologia. "O grupo que utilizou o dispositivo da Honda não apenas obteve ganhos no comprimento do passo, na velocidade e simetria da caminhada, mas também se mostrou capacitado para realizar ainda mais durante o tratamento. Este foi o benefício adicional, proporcionando oportunidade para uma melhoria ainda maior ".

Em novembro de 2015, a Honda começou a comercialização em sistema leasing do Walking Assist Device para as clínicas de reabilitação no Japão e o dispositivo está sendo usado atualmente em aproximadamente 250 instalações em todo o país. A Honda também obteve a certificação de dispositivos na Europa (Marcação CE) em janeiro de 2018, que é obrigatória para a distribuição e venda de dispositivos médicos em países da União Europeia.

A pesquisa para o desenvolvimento do Dispositivo Auxiliar de Caminhada teve início em 1999 e influenciou as conquistas da Honda nos estudos sobre a caminhada humana, trabalho que levou à criação do inovador robô humanoide ASIMO. A Honda trabalhou em conjunto com instalações médicas e instituições de pesquisa para coletar os dados mais completos e relevantes, e também passou mais de um ano desenvolvendo sua aplicação no FDA, que regula dispositivos médicos como o Honda Walking Assist Device. Leia a revista

Carregando...