fechar× Entre em contato (71) 3480 8150 / Whatsapp (71) 98193 4241

Oportunidades em tecnologia: área é a que apresenta maior número de vagas, mas também grande dificuldade em encontrar profissionais qualificados

Carreiras digitais são o futuro do mercado de trabalho. Mas será que dá para esperar o futuro para começar a buscar qualificação? De acordo com a Digital House, hub de educação para a formação de profissionais de alta performance para o mercado digital, o futuro é agora e quanto mais as pessoas deixarem para depois, mais oportunidades serão perdidas. A área de tecnologia é a que mais tem sofrido os reflexos dessa falta de preparação e, apesar de oferecer muitas vagas, tem grande dificuldade para contratar pessoas, principalmente para atuar com segurança de dados, business intelligence, integração em nuvem, desenvolvimento de aplicativos, inteligência artificial e internet das coisas, entre outros.

De acordo com o diretor acadêmico da Digital House, Edney Souza, todo dia surgem profissões novas, tecnologias novas, e o comportamento do mercado e dos consumidores muda em função da introdução dessas novas tecnologias. "Aqui na Digital House começamos 2018 com 11 cursos, em 2019 estamos planejando 5 cursos novos e todos os cursos já existentes foram revisados. Quanto mais uma pessoa adia sua formação em tecnologia mais distante ela fica da realidade de mercado. Não existe um momento certo para se preparar para essas mudanças, elas estão acontecendo nos últimos 30 anos e vão continuar de forma cada vez mais acelerada", ressalta.

Para saber sobre os conhecimentos mais cobiçados de tecnologia, confira abaixo a lista com as 10 áreas que mais têm encontrado dificuldade para contratar, de acordo com o relatório State of the CIO do IDG.

1) Gerenciamento de segurança/ risco
2) Inteligência de negócios e análise de dados
3) Integração na nuvem
4) Desenvolvimento de aplicativos
5) Software empresarial (ERP, CRM)
6) Inteligência Artificial (IA)
7) DevOps/processos ágeis
8) Internet das Coisas (dispositivos conectados, sensores)
9) Arquitetura Corporativa
10) Serviços em nuvem

Essa escassez de profissionais qualificados para o mercado digital no geral, que possui cerca de 250 mil postos não preenchidos só no Brasil - pode ser uma boa oportunidade para quem quer mudar de carreira. "Investir em cursos digitais de alta performance te coloca um passo à frente de quem já está no setor e não busca qualificações. Enquanto alguns estão deixando para mais tarde, o ramo está aí precisando de gente capacitada", explica Andrea Tedesco, mentora de carreiras da Digital House.
  Leia a revista

Carregando...