NASA utiliza recurso de suporte à decisão clínica UptoDate durante missão espacial

A Wolters Kluwer Health acaba de anunciar que a NASA (Administração Nacional Aeronáutica e Espacial, no inglês National Aeronautics and Space Administration) está testando o UpToDate® a bordo da Estação Espacial Internacional (International Space Station - ISS).

O UpToDate é um recurso de apoio à decisão clínica baseado em evidências que equipa profissionais da saúde com as informações médicas atualizadas, incluindo recomendações elaboradas por especialistas que podem ser usadas no momento do atendimento. Como o acesso à Internet é limitado a bordo do ISS, a NASA está usando o UpToDate Mobile Complete ™, versão que pode ser acessada mesmo sem conexão Internet. Todo o conteúdo do UpToDate pode ser baixado em um iPad e, com isso, os astronautas têm acesso off-line às mais atualizadas e abrangentes informações clínicas, incluindo mais de 11.000 tópicos.

"Há mais de 25 anos, o UpToDate tem sido considerado o recurso de suporte à decisão clínica mais confiável do mundo. Agora, estamos orgulhosos por termos nossa ferramenta sendo utilizada na ISS, distante 403 km acima da superfície da Terra ", diz Denise Basow, CEO da Unidade de Negócios de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer Health. "A Wolters Kluwer conta com o conhecimento de milhares de especialistas de renome mundial, entre eles autores, editores e revisores por pares, para ajudar os médicos a tomar as melhores decisões, onde quer que eles pratiquem os cuidados, o que inclui agora até mesmo o espaço."

A acessibilidade off-line do UpToDate Mobile Complete é um importante recurso clínico em regiões rurais com conectividade limitada à Internet, bem como em zonas de desastres naturais. Durante temporadas de furacões, quando se falta temporariamente energia e a conexão internet, por exemplo, trata-se de um recurso de grande valia.

Aproximadamente 90% dos centros médicos acadêmicos nos EUA e mais de 36.500 hospitais e instituições em todo o mundo confiam no UpToDate para melhorar o atendimento ao paciente. Trata-se do único recurso de apoio à decisão clínica associado à redução do tempo de permanência do paciente e ao salvamento de vidas[1]. Para saber mais sobre essa pesquisa e também ter acesso a mais de 80 estudos que confirmam o uso bem sucedido do UpToDate e sua associação com melhor atendimento ao paciente e desempenho hospitalar, acesse.

[1] Isaac, T. , Zheng, J. and Jha, A. (2012), Use of UpToDate and outcomes in US hospitals. J. Hosp. Med., 7: 85-90. doi:10.1002/jhm.944 Leia a revista

Carregando...