Curso em Moodle ensina professores a utilizar a lousa digital

(em cima, de preto e óculos, da esquerda para a direita) José Welliton, Pedro Manoel, Sara Paloma e Ramon Domingos. (embaixo, de rosa, da esquerda para a direita) Silvia Paula, Adja Andrade, Rodolfo Araújo e Joseh Augusto

Alunos do curso de Tecnologia da Informação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criaram um curso de capacitação para professores aprenderem a utilizar a lousa digital em salas de aula. A ideia surgiu durante a elaboração de um projeto para a disciplina de “Aprendizagem Baseada em Projetos”, onde cada grupo foi motivado a desenvolver um projeto que gerasse um produto para a sociedade, quando descobriram que no próprio Instituto Metrópole Digital da UFRN existiam quadros interativos, que não eram utilizados por falta de treinamento. Ao expandirem o campo de pesquisa, viram que o mesmo acontecia, também, em escolas públicas de Natal. 

Foi então que Ramon Domingos e sua equipe decidiram aprender a administrar a plataforma Moodle, muito usada comercialmente, para desenvolver o "Curso para Utilização da Lousa Digital", para os professores aprenderem a usá-la de forma didática. “No curso ensinamos desde o básico, como a instalar os softwares, ligar os cabos, o equipamento, até a combiná-lo com outros aplicativos, que tornam as aulas mais interativas”, explica Ramon. 

De acordo com o líder do grupo, não é difícil utilizar a lousa, mas é necessário que o aprendiz tenha algum conhecimento sobre cada função e das configurações iniciais, que podem ser confundidas. “Acredito que a substituição do projetor de transparências pelo Datashow, e do quadro tradicional pela lousa digital, são meras mudanças. Isso não é revolução tecnológica. Precisamos levar os professores a um outro nível, a fazer coisas que só são possíveis com ela [lousa digital], como por exemplo, capturar a imagem de anotações/cálculos do quadro e enviar para o e-mail dos alunos”, justifica. 

A primeira turma do curso será iniciada no dia 25 de novembro, com uma turma de mestrandos em tecnologias educacionais, e que será responsável por dar feedbacks para as próximas turmas. O curso é gratuito e aberto a todos que desejarem participar. Para ter acesso, basta clicar no link moodle.talked.xyz e se inscrever. Dúvidas e sugestões de outras marcas de projetores, para o preparo de material, podem ser enviadas para o e-mail: contato@talked.xyz. 

O curso está dividido em quatro partes, com duração de quatro horas, em média, contando com os vídeos e a leitura do material:
(01) Introdução à Lousa Digital são ensinadas a instalação de programas e calibragem;
(02) Ferramentas da Lousa Digital explica as principais ferramentas da lousa e as configurações do software Easy Interactive Tools;
(03) Utilização na sala de aula aborda a projeção de uma reta, utilizando o aplicativo “GeoGebra” junto à lousa digital;
(04) Ferramentas são apresentados outros aplicativos que podem ser utilizados, pelo professor, durante a aula.


A equipe de Ramon Domingos foi composta por:
> Ramon Domingos Duarte Oliveira, 20 anos;
> Pedro Manoel Godeiro de Queiroz, 21 anos;
> Rodolfo Araújo de Carvalho, 23 Anos (Líder do Google Educator Group de Natal (GEG- Natal);
> José Welliton Nunes Junior, 23 anos;
> Joseh Augusto Dantas Salgado Pinto, 23 anos;
> Silvia Paula Lopes Silva, 24 anos;
> Sara Paloma de Souza, 19 anos;
> Adja Ferreira De Andrade (professora orientadora).
Leia a revista
Editorial, 08.NOVEMBRO.2017 | Postado em Inovação

Carregando...