A seção Educação é apoiada por:

Professora de rede estadual, na Bahia, cria museu virtual

A professora da rede estadual, Maria Antônia Gomes, criou um software com imagens em 3D que permite explorar o interior do antigo Teatro São João da Bahia, passear por locais do centro da cidade de Salvador e interagir com personagens históricos, como o imperador Dom Pedro II, o poeta Castro Alves e o jurista Rui Barbosa. O projeto surgiu como parte de sua tese de doutorado no programa Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Com o programa é possível fazer uma viagem no tempo através da tecnologia, interagir, ter acesso a documentos e responder perguntas dos personagens. O Teatro São João da Bahia, construído no início do século XIX, foi o primeiro teatro de ópera do país e teve grande participação na vida cultural, política e artística da capital baiana. Foi no Teatro São João que começaram os primeiros bailes de Carnaval de salão.

Maria Antônia, que também é historiadora, diz que o trabalho não é imutável. As pessoas poderão fazer contribuições. Segundo ela, o projeto servirá como fonte de pesquisa para estudantes e interessados por História da Bahia. "Os visitantes podem aprender, de forma dinâmica, sobre a nossa História, Geografia, Arte, Música e Cultura em geral. Em breve, a experiência será levada para a sala de aula, para que os estudantes da rede estadual possam relacionar o passado com o presente, fazendo um resgate histórico de sua cidade".

O software pode ser baixado, gratuitamente, no site oficial do projeto www.teatrosaojoaodabahia.net.br. Está disponível para Windows, Mac ou Linux. Leia a revista

Carregando...