Câmeras em ação

As gravações em vídeo são uma excelente ferramenta de investigação, mas suas utilizações, exclusivamente após um incidente, deixam de lado as possíveis vantagens preventivas das câmeras de alta definição disponíveis hoje. A proatividade oferecida pelas câmeras acionáveis aumenta o alcance da vigilância e permite que equipes - e até mesmo a polícia - respondam a ocorrências imediatamente. O que aciona uma câmera desse tipo?

Os avanços na análise de vídeo, usando padrões baseados na classificação de objetos e tecnologia de rastreamento, melhoraram a precisão, permitindo que equipes de segurança reajam de forma rápida, aumentando a eficiência e a usabilidade do sistema. A análise de vídeo baseada em classificação de objetos ajuda a reduzir alarmes falsos e otimiza a importância das imagens ao vivo e gravadas. Nas áreas do perímetro de controle e monitoramento remoto, o sistema com câmeras acionáveis pode ajudar empresas a melhorarem a vigilância de atividades e a eficiência operacional, além de reduzir custos.

Melhora na proteção do perímetro Inovações na análise de vídeo de câmeras permitem que empresas privadas e serviços públicos reajam, em tempo real, para proteger o perímetro, com maior precisão. A análise de vídeo consegue selecionar quais eventos disparam um alarme, o que é uma grande vantagem. Algoritmos avançados podem reconhecer, precisamente, movimentos e características de pessoas e veículos específicos, ignorando atividades não relevantes em uma determinada cena. Os dados são continuamente atualizados, em um processo de autoaprendizagem que dispensa a calibragem manual, permitindo que os usuários personalizem o sistema para suas necessidades específicas. A melhoria da percepção da situação por meio de vídeos acionáveis traz várias vantagens para os negócios, tais como: Menos alarmes falsos - Ao contrário do que acontece com tecnologias de outras câmeras sensíveis, a análise de vídeo por classificação de objetos pode distinguir veículos, pessoas e objetos não acionáveis. Por exemplo, um carro irá emitir um alerta se cruzar uma linha direcional pré-definida ou se mover na direção errada.
Detecção de atividade suspeita: além de detectar apenas objetos específicos, as câmeras com análise de vídeo avançada podem ser configuradas para emitir alertas baseados no tempo em que um objeto fica em determinada área, permitindo que pessoas ou veículos que demorem mais do que o usual possam ser observados em tempo real.
Uma solução amigável para o bolso: um sistema de vigilância com capacidade de detectar áreas de violação de segurança pode custar muito menos do que sensores ativos de cerca, integrados a um sistema VMS.

O desafio dos locais remotos Empresas com ampla distribuição de bens, como centrais elétricas em locais remotos, galpões fora da empresa ou torres de telefonia, enfrentam questões bastante sérias de vigilância. Câmeras de vídeo podem ajudar a proteger e gerir essas áreas remotas e dispersas, permitindo a centralização de pessoal para responder às ameaças de segurança e lidar com questões operacionais. No entanto, possuir câmeras, apenas, não é suficiente. A vigilância com câmeras em locais remotos pode ser difícil devido aos recursos inadequados de TI, que limitam a capacidade para visualizar e gravar dados de vídeo. No caso de muitas áreas remotas, o problema é ainda maior, pois há exigência de mais dispositivos, aumentando a complexidade do sistema e complicando o gerenciamento, a manutenção e até mesmo o acesso aos dados corretos. Para áreas remotas, câmeras de vídeos acionáveis garantem acesso imediato e confiável aos dados, mesmo com baixa largura de banda. Um servidor para gravação e análise de vídeo pode ajudar a resolver esse desafio. Uma solução para reduzir a possibilidade de perda de dados é manter a gravação bem próxima das câmeras. Quando essa configuração é combinada com o uso inteligente de câmeras que possibilitam análise de vídeo, ela permite diminuir a quantidade de dados gravados, otimizando as necessidades de equipamentos e os custos. A análise de vídeo aplicada na câmera ou próxima da câmera permite que as imagens sejam analisadas e classificadas com metadados e, depois, transmitidas em streaming para um gravador de vídeo local que decide, inteligentemente o que gravar, baseado em eventos em tempo real. Isto reduz dramaticamente a quantidade de imagens gravadas, minimizando o armazenamento e a largura de banda necessários, sem perder dados importantes. Além disso, quando um investigador de uma região remota precisa verificar o vídeo, os metadados podem ser rapidamente encontrados, recuperados e apresentados para o usuário, sendo que apenas o vídeo essencial é recuperado e transmitido a longa distância.

Maior eficiência operacional Além da mitigação do impacto de danos e perda por acidentes, o sistema de câmeras acionáveis otimiza a carga de trabalho. Um operador pode monitorar mais cenas usando menos câmeras, o que aumenta a capacidade de segurança da equipe e reduz alarmes falsos. Os usuários são autorizados e checados através de vídeos de verificação e podem interagir por meio de áudio com os invasores para ajudar a polícia ou forças de segurança a reagirem a ocorrências em andamento. Os administradores podem se beneficiar de uma variedade de ganhos de eficiência. A tecnologia atual de câmeras de vigilância permite:
1) Aplicar uma pesquisa quase instantânea para pessoas e veículos.
2) Maximizar a área física coberta e aumentar a probabilidade de tomar as devidas providências.
3) Encontrar pessoas ou veículos, independentemente dos eventos de análise de vídeo previamente configurados.
4) Enviar e-mails com imagens de ocorrências para a polícia, imediatamente.
5) Combinar múltiplos clipes de vídeo ao longo de um determinado período.
6) Visualizar e responder a partir de qualquer dispositivo móvel.
7) Manter a largura de banda e o armazenamento baixos.

A câmera acionável reduz custos?
Normalmente, a segurança não é vista como geradora de receitas, mas a tecnologia de segurança tem a capacidade de provar seu valor para os negócios em geral. O ganho financeiro mais óbvio das câmeras acionáveis é ajudar a atenuar ocorrências antes que elas se àm. Um exemplo é o roubo de carga, uma grande preocupação na América Latina. Câmeras de segurança podem ajudar a proteger docas e portos marítimos, trazendo economia não só com a redução de perdas de estoque, como também dos custos de seguro, honorários advocatícios e quedas na produção. Alguns dados sobre roubos de carga na região:
a) Roubos de carga ocorrem com mais frequência na América do Sul do que em qualquer outro lugar do mundo.
b) O Brasil registrou 17.500 roubos de caminhões no primeiro semestre de 2015, totalizando US$ 263,5 milhões.
c) No Chile, cerca de três caminhões de carga são roubados por dia.
O sistema de câmeras acionáveis também ajuda a reduzir custos de outras maneiras. Com uma análise de vídeo mais sofisticada, ele pode ajudar a diminuir o custo do modelo de monitoramento ao aumentar a produtividade da equipe de segurança. Alocar equipes de vigilância para locais remotos pode ter um custo proibitivo. No entanto, a gravação e a visualização remotas reduzem a necessidade de empregar mais pessoal. As câmeras de alta definição megapixel cobrem uma área maior com menos aparelhos. Além disso, a resolução da imagem pode ser aumentada ao mesmo tempo em que os requisitos e custos de armazenamento, assim como a largura de banda necessária, são minimizados. A análise de vídeo otimiza o volume de gravação, tornando o monitoramento mais eficiente e acessível. Os custos também podem ser reduzidos através da centralização da manutenção, incluindo o sistema de atualizações e diagnósticos. Além disso, reduzir os requisitos de largura de banda minimiza o tempo de gerenciamento e manutenção.

Transformando a vigilância Os líderes em segurança mais voltados para o futuro são capazes de visualizar as possibilidades de inteligência efetiva e acionável. A integração de câmeras de vigilância e análise de sistemas vai continuar a progredir, para ajudar a fornecer às empresas uma solução holística e eficaz para monitorar suas instalações. O aumento exponencial de sofisticação na análise de vídeo impacta positivamente o setor de segurança. A precisão dos programas de busca por objetos vai continuar progredindo para fornecer, às equipes de segurança, ferramentas ainda mais poderosas - não apenas para fins forenses, mas também para possibilitar reações proativas a ocorrências.

Por William Barshop
Diretor Sênior de vendas da Avigilon para a América Latina Leia a revista

Carregando...