Aplicativo permite eleitores denunciarem candidatos

Em ano de eleições, e de grande tensão política, é importante que os brasileiros disponham de ferramentas que lhes permitam denunciar os abusos cometidos pelos candidatos. Foi pensando nisso que o Ministério Público Federal desenvolveu o aplicativo "SAC MPF".

O App, disponível para iOS e Android, possibilita que o cidadão envie pelo smartphone, fotos, vídeos, áudios ou documentos, e todo material que comprove propaganda eleitoral antecipada, ao Ministério Público Eleitoral. Em seguida, os dados são encaminhados aos promotores para que possam realizar investigação.

Depois de realizar a denúncia, os eleitores podem acompanhar o andamento da denúncia por meio do protocolo gerado. Segundo o promotor regional eleitoral do Piauí, Israel Gonçalves Silva, a mobilidade e o acesso direto do próprio celular são as vantagens de um aplicativo como este. "Denúncias, por exemplo, poderão ser feitas quase em tempo real pelo usuário, incluindo imagens como anexo", disse o procurador, aos meios de comunicação.
 
Além desta funcionalidade, o aplicativo também serve para enviar sugestões, críticas e reclamações sobre a atuação do MPF. "O SAC MPF aceita qualquer denúncia, seja ela ambiental, criminal, em relação à saúde ou educação. Mas como estamos em um ano de eleição, acredito que as questões eleitorais irão se sobressair", comentou o procurador Israel Silva.

APLICATIVO JÁ TEM REGISTRO DE DENÚNCIAS

Segundo Israel, já foram registradas denúncias contra pré-candidatos que estão realizando propaganda eleitoral antecipada. As informações são relacionadas a cidades do interior, mas já estão sendo apuradas pelos promotores. "Temos promotores para cada região e as que têm chegado até a sede do Ministério Público Eleitoral são de cidades do interior, e aí nós encaminhamos para o promotor da área", afirmou Israel.

 
Leia a revista
Editorial, 31.MAIO.2016 | Postado em Mobile

Carregando...