Cientistas criam sistema de aprendizagem instantânea

Quem nunca quis desesperadamente um chip para aprender instantaneamente os assuntos daquela prova, para qual não teve tempo de estudar? Quem nunca pensou que a vida seria muito mais simples se realmente existisse o método Matrix de ensino à distância? Pois é, parece que cientistas do Laboratório HRL, nos EUA, passaram da fase do "e se..." e partiram para a ação.

O projeto pretende usar eletrodos para estimular o cérebro a aprender coisas novas mais rapidamente. Segundo os pesquisadores, o cérebro pode receber estímulos transcraniano por corrente contínua, e, desta forma, enviar atividade cerebral de profissionais experientes para o cérebro dos novatos. O sistema funcionaria como no filme Matrix, onde Neo recebe descarga elétrica no cérebro, para aprender a dirigir uma moto e a lutar kung-fu.

Matthew Phillips, líder da pesquisa, comentou que o sistema mapeia o cérebro de um profissional especialista e com muitos anos de experiência para poder entender como o cérebro funciona durante o trabalho.

Com os dados é possível descobrir onde e como aplicar estímulos no cérebro de uma pessoa que precisa aprender as mesmas habilidades. "Quando você aprende alguma coisa, o seu cérebro muda fisicamente. Algumas funções do cérebro, como a fala e a memória, ficam localizadas em regiões bem específicas, do tamanho do seu dedo mínimo.

O que o nosso sistema faz é acionar essas mudanças em regiões específicas do cérebro enquanto você aprende", explica Phillips.

Atualmente, o sistema é testado em pilotos de avião, mas os cientistas esperam que futuramente o projeto possa ser expandido para outros ambientes. "Quando descobrirmos meios de otimizar, personalizar e adaptar os estímulos cerebrais, provavelmente veremos essa tecnologia ser popularizada em sala de aula e treinamentos", indica Phillips. Leia a revista

Carregando...