Aplicativo auxilia na mobilidade de pessoas com dificuldades de locomoção

Falta de rampas ou piso tátil, ruas esburacadas e escadas íngremes são apenas algumas das limitações do dia a dia de quem tem alguma deficiência ou dificuldade de locomoção. Uma simples ida ao restaurante pode se transformar em um desafio cheio de obstáculos, que Bruno Mahfuz enfrenta há 15 anos.

Diante das próprias dificuldades, o administrador criou, com a ajuda dos amigos Leandro Beldi e Otávio Ribeiro, um aplicativo que tem como principal objetivo melhorar a vida de pessoas com dificuldades de locomoção: o Guia de Rodas.

"O projeto nasceu da minha própria experiência. Sou cadeirante e vivencio, no meu dia a dia, diversos obstáculos que impossibilitam ou restringem minha locomoção. Percebi que pessoas, em diferentes momentos da vida, enfrentam problemas similares, seja por uma limitação provisória ou permanente, para exercer suas funções rotineiras. Além disso, algumas facilidades beneficiam muito idosos de uma maneira geral, que mesmo não tendo nenhuma limitação funcional, preferem um elevador a uma escada, por exemplo", explica Mahfuz.

Com uma abordagem simples e otimista, o aplicativo permite que usuários avaliem, em apenas 30 segundos, a acessibilidade de restaurantes, cinemas, teatros, hotéis, museus e lojas. As informações mais relevantes são a presença de vagas especiais, circulação interna, rampas de acesso, elevadores, e banheiros adaptados. Esses dados são importantes para cadeirantes, cegos, idosos e gestantes.

Através do próprio GPS do smartphone, o Guia reconhece o estabelecimento. Ao final da avaliação, três cores diferentes indicam se o local é acessível ou não para pessoas com dificuldades de locomoção. A verde indica total acessibilidade, a amarela, que é parcial, e a cor vermelha, "totalmente inacessível". Locais ainda sem avaliação ficam com a cor cinza.

O aplicativo está disponível gratuitamente para aparelhos com sistemas iOS e Android, e já conta com mais de 2 mil downloads. Na Google Play, sua avaliação pelos usuários é de 4,8 em uma média de 5.


  Leia a revista
Editorial, 24.MARÇO.2016 | Postado em Mobile

Carregando...