Veículo autônomo submarino é lançado na Bahia

O SENAI Cimatec e a BG Brasil lançaram em Salvador, no mês passado, o FlatFish, um veículo autônomo submarino que será utilizado para inspeção visual 3D em alta definição. O protótipo terá a função de realizar exploração de petróleo e gás em águas profundas, reduzindo custos na operação e garantindo maior segurança operacional.

Com o FlatFish, o operador poderá realizar missões de inspeção de forma remota diminuindo os riscos de trabalho. O veículo vai realizar, de forma autônoma, o planejamento e a execução de inspeções, coletará os dados e os enviará para o responsável na superfície. 

Durante o lançamento do submarino, o CEO da BG América do Sul, Nelson Silva, afirmou: "A tecnologia que foi desenvolvida para criação do FlatFish irá contribuir para manter o setor offshore brasileiro na vanguarda do mercado mundial. O projeto faz parte de um VEÍCULO AUTÔNOMO SUBMARINO É LANÇADO NA BAHIA INOVAÇÃO IMAGEM: DIVULGAÇÃO Clique aqui e confira o vídeo de apresentação do FlatFish [em inglês] programa significativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação que a BG Brasil vem concretizando e que traz resultados duradouros para o setor de óleo e gás". 

O projeto teve investimento total de R$30 milhões e foi elaborado pela BG Brasil, SENAI Cimatec, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e contou com apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

BAHIA COMO FONTE DE INOVAÇÃO Este é o primeiro protótipo do tipo desenvolvido no Brasil e a equipe responsável pelo seu desenvolvimento é formada por 18 brasileiros. Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, o protótipo, que foi totalmente criado na Bahia, demonstra que o estado tem uma grande capacidade de inovação tecnológica.  Leia a revista

Carregando...